quarta-feira, 6 de outubro de 2010

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O retorno do Aedes

A dengue é um grave problema de saúde em nosso país. Essa doença se apresenta sob duas formas, clássica e hemorrágica. É uma doença causada por vírus, tendo como vetor o mosquito Aedes aegypti. Sua rnasmissão ocorre por meio das fêmeas do mosquio, as quais precisam se alimentar de sangue para a maturação de seus óvulos. Ao fazer isso, quando picam uma pessoa portadora da doença, ingerem sangue contendo o vírus que se reproduzem no organismo do mosquito e se alojam em sua glâdulas salivares, e, quando este mosquito pica outra pessoa transmite o vírus da dengue.
Hoje, a única forma de elimir essa doença é acabar com o mosquito, pois ainda não há vacina contra dengue. Para complicar um pouco mais a situação, dados de alguns trabalhos cieníficos sugerem que a fêmea do mosquito infectada poderia transmitir os vírus para seus ovos, assim os novos mosquitos nasceriam contaminados.
O mosquito se modificou ao longo do tempo, podendo ocorrer em águas paradas sujas ou limpas.
Temos não só que nos concientizar sobre esse problema, e sim agir na eliminação dos criadouros do mosquito. Vamos começar limpando nossos quintais e casas!
O mosquio da dengue volta a atacar a população pois os criadouros não foram eliminados completamente!
Pneus, garrafas, tampinhas de garrafa, embalagens plásticas, caixa-d'água abertas, vasos sanitários com pouco uso, casca de ovo, etc. São alguns exemplos de criadoros.
Vamos lá! Rumo a elminação dos criadouros!
Lembre-se: DENGUE MATA!