quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Normas para o trabalho do 3º ano (CTPM)

Seu trabalho será em forma de artigo estendido, e deverá ter a seguinte formatação:
Seu texto deve ter entre 2 e 3 laudas (folhas)
Uma cópia deve ser entregue impressa e outra enviada por e-mail até dia 20 de setembro de 2010.
Fonte: 11
Letra: Arial
Texto justificado
Espaço entre linhas: simples
Margem direita e esquerda: 2,5
Título: fonte 14, centralizado e em negrito
Exceto o título, nome dos autores, identificação e resumo do trabalho. Todo o restante do texto deve ser dividido em duas colunas. As figuras devem vir identificadas com o nome do autor.
Resumo:fonte 10 e máximo 200 caracteres
1- Introdução
2- Objetivos
3- Material e métodos
4- Resultados
5- Considerações finais
Referências bibliográficas

Nome dos autores deve vir logo abaixo do título. Fonte 12. Observe o exemplo:

Impacto ambiental causado por poluentes orgânicos no lago Bate-estacas
Discentes:PEREIRA,Daniel Braga; SILVA, Chiquinha da; FERREIRA, João José & MORAES, Paulo Joaquim.
Docente: BRASIL, Daniele Braga.
*Colégio Tiradentes da Polícia Militar - RO. Disciplina de Biologia
Bom trabalho!

4 comentários:

  1. Prefessora não entendi como fazer esse trabalho

    esse resumo é pra entregar fora a parte ou se enclui no escrito normal

    o que seriam esses objetivos

    me exlica melhor por favor

    que eu não estou entendo



    Ass.: Genize 3º ano B

    ResponderExcluir
  2. Professora, eu tambem não entendi muito bem o trabalho, mas pelo pouco que entendi é para entregar o resumo (a pesuisa) e o artigo. Eu tenho todo o material pronto, mas ainda tenho algumas duvidas.
    No artigo são somente 200 caracteres? Não vai dar nem dois paragrafos e como a senhora quer 2 folhas?
    Está muito confuso, a senhora poderia me mandar um e-mail com a explicação antes da data de entrega do trabalho para meu endereço: alinepx_2@hotmail.com por favor,
    agradecida8*

    ResponderExcluir
  3. Poluição do Ar
    INTRODUÇÃO
    A partir de meados do século XVIII, com a RI ( Revolução Industrial ), aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais européias, toneladas de poluentes.
    O objetivo do trabalho é mostrar como a poluição do ar aumentou exageradamente com o tempo, o que era pra aumentar 2x aumentou 10x.
    A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo( gasolina e diesel ). A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá-los de lado atualmente é extremamente difícil.
    Esta poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos. A saúde do ser humano, por exemplo, é a mais afetada com a poluição. Doenças respiratórias como a bronquite, alergias e asma levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos.
    O clima também é afetado pela poluição do ar. O fenômeno do efeito estufa está aumentando a temperatura em nosso planeta. Ele ocorre da seguinte forma: os gases poluentes formam uma camada de poluição na atmosfera, bloqueando a dissipação do calor. Desta forma, o calor fica concentrado na atmosfera, provocando mudanças climáticas. Futuramente, pesquisadores afirmam que poderemos ter a elevação do nível de água dos oceanos, provocando o alagamento de ilhas e cidades litorâneas. Muitas espécies animais poderão ser extintas e tufões e maremotos poderão ocorrer com mais freqüência.
    Apesar das notícias negativas, o homem tem procurado soluções para estes problemas. A tecnologia tem avançado no sentido de gerar máquinas e combustíveis menos poluentes ou que não gerem poluição. Muitos automóveis já estão utilizando gás natural como combustível. No Brasil, por exemplo, temos milhões de carros movidos a álcool, combustível não fóssil, que poluí pouco. Testes com hidrogênio têm mostrado que num futuro bem próximo, os carros poderão andar com um tipo de combustível que lança, na atmosfera, apenas vapor de água.
    --------------------------------------

    Alunos : André Luiz de Sá – 04
    Caique Brito – 06
    Diego Edson – 10
    Felipe Gushiken – 13
    Graziela – 18
    Tiago José – 32
    3°B

    ResponderExcluir
  4. Alunos : André Luiz de Sá – 04
    Caique Brito – 06
    Diego Edson – 10
    Felipe Gushiken – 13
    Graziela – 18
    Tiago José – 32

    ResponderExcluir