segunda-feira, 7 de março de 2011

Preservação Ambiental


Segundo a União Mundial para a Natureza (IUCN), cerca de 12% das terras do mundo estão atualmente protegidas, o dobro do que havia no início da década de 1990. Boa parte dessa proteção, porém, nunca saiu do papel.

Em 2003, instituições ambientais, cientistas e políticos reunidos no 5º - Congresso Mundial de Parques, em Durban, na África do Sul, definiram novas políticas e critérios para a ampliação e a multiplicação de áreas de conservação e de corredores ecológicos ligando as áreas já existentes e para o envolvimento das comunidades locais com as áreas protegidas. Essas propostas originaram o Acordo de Durban, cujo principal objetivo é a criação de um sistema global de áreas protegidas na próxima década.A questão da preservação e da conservação ambiental ganha destaque no Brasil a partir da década de 1970, com o surgimento de pequenos grupos que apontam a necessidade de incluir o tema do meio ambiente nas discussões da sociedade. Na década seguinte, com a redemocratização do Brasil, cresce o número de organizações não governamentais ambientalistas e surgem novas propostas de preservação do meio ambiente. Algumas se transformam em políticas públicas, dando contornos mais definidos à legislação ambiental brasileira.

•Na Constituição – Antes de 1988, o país já possuía leis que tratavam da questão ambiental. O Código Florestal, por exemplo, é de 1965 e previa diversas sanções penais para os crimes contra o meio ambiente, embora elas não fossem detalhadas. A Constituição de 1988 consolida o processo legal e institucional. O capítulo que trata do meio ambiente enfatiza a necessidade de sua defesa e preservação e procura estabelecer mecanismos para que isso ocorra. Para os especialistas, o grande problema é conseguir que essa legislação saia do papel e seja efetivamente aplicada, já que muitas leis não foram sequer regulamentadas, como a que protegeria nossa biodiversidade, a mais rica do mundo. Outro destaque na defesa do meio ambiente é a criação, em 1989, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente(Ibama). Entretanto, o avanço da legislação e a possibilidade de uma fiscalização mais rígida esbarram no ainda escasso volume de recursos destinados às questões ambientais e na falta de articulação entre os governos federal, estaduais e municipais, sociedade civil, e mesmo entre os vários órgãos federais, que freqüentemente se opõem a questões como o uso da terra ou dos recursos hídricos.
•Lei de Crimes Ambientais – A lei nº 9.605, sancionada em fevereiro de 1998 e regulamentada em setembro de 1999, estabelece as penas para as infrações e agressões cometidas contra o meio ambiente no Brasil. Prevê multas que chegam a 50 milhões de reais para uma variedade de infrações: pesca em locais proibidos, crimes contra o patrimônio, soltura de balões, pichações, caça ilegal, obras poluidoras, queimadas e desmatamento.(fonte: wikipédia, a enciclopédia livre)

Na sua opinião, qual é a real importância da preservação ambiental?

32 comentários:

  1. a preservaçao ambiental é importante para a cultura brasileira,nós precisamos cuidar as nossas espécies tanto a fauna quanto a flora.Infelismente muitas pessoas nao tem conhecimento disso,um fato importante na vida de alguns brasileiros que lutam para defendê-los.

    ResponderExcluir
  2. 'Bom para mim,a importancia da preservação ambiental,além da beleza da paisagem e etc,é importante para o equilibrio climatico,e que as especeis de animais não possa sumir,cuidando assim da nossa enorme fauna,e protegendo os grandes rios e lagos que nós temos.
    e que a gente possa viver por um longo tempo com saude,e que depois outras gerações possam desfrutar dessa nossa riqueza que hoje em dia está se acabando aos poucos =/
    Ludmila Coutinho, nº 18
    1º Ano B

    ResponderExcluir
  3. a preservaçao ambiental é importante para a cultura brasileira e para nós mesmo,porque nós precisamos cuidar das nossas espécies tanto a fauna quanto a flora.Infelizmente muitas pessoas não tem conhecimento disso,um fato importante na vida de alguns brasileiros,que tentam,lutam para defendê-los.Porque se a natureza dá a maioria das coisas que precisamos,temos que cultiva-lá também.Preserve a natureza porque se não lá na frente vai ser tarde demais e logo para as nossas gerações que iram de vir futuramente. MARIANA RODRIGUES NUNES 2º "C"

    ResponderExcluir
  4. Temos que preservar o meio ambiente por que precisamos dele pra viver , é dele que vem a vida . Temos que cultivar nossa fauna e flora E se a natureza for prejudicado ou algo for imposto a ela vai originar várias reações que pode mudar o ciclo , o que nos prejudica . E não é só isso que importa para a preservação ambiental os animais também precisam de seu habitat . Se o meio ambiente for destruído nós vamos ser também junto com ele o que parece que poucos pensam do mesmo modo , hoje em dia ninguém mais se importa no que é certo ou errado , no que é proibido ou legal , muitos se preocupam mais com o interesse de ganhar mais , e não procura saber quais as consequências . Preservar o meio ambiente é preservar a vida isso diz tudo .

    Milca Isabele 2º ano A

    ResponderExcluir
  5. A importância da preservação ambiental, porque além de preservar a natureza, vai estar preservando espécies de animais também, e nós seres vivos precisamos uns dos outros então preservando o ambiente estaremos ajudando a nós mesmos, sem falar das queimadas, que fazem a poluição do ar, e tudo mais.Ou seja, prejudicando o meio ambiente estaremos prejudicando nós mesmos.A preservação do meio ambiente é o mínimo que podemos fazer para ajudar o nosso planeta Terra.

    Luíza Betânia n°20 1°A

    ResponderExcluir
  6. ADVA CAVALCANTE N° 01 , 2° ANO C

    A preservação do meio ambiente é importante no mundo inteiro,pois o meio ambiente antes de tudo é o que sustenta nossas vidas,tanto humano quanto animal,e é triste ver as noticias nos jornais a respeito do meio ambiente,pondo em risco a sobrevivência da fauna,do solo,dos rios no Brasil e no mundo,e que acaba de uma forma ou de outra afetando diretamente as nossas condições de vida.

    ResponderExcluir
  7. È importante a preservação ambiental por que nos garante um futuro melhor,para o planeta bem como as gerações Futuras.Hoje em dia,a preservação ambiental tornou-se praticamente obrigatória em todo o mundo,Infelizmente poucas pessoas se importam.
    Por causa disso graves conseqüências estão acontecendo pela destruição do meio ambiente,Nos resta a preservação uma única maneira de amenizar o problema.

    Thairine Larissa 1ºc| Nº21

    ResponderExcluir
  8. A real importância da preservação ambiental é a sobrevivência, sem ela nós não podemos sobreviver, e muito menos os animais.
    O aquecimento global esta sendo causado pela falta de conciência em: queimadas, gases poluentes expelidos por indústrias, etc.Mas a maioria das causas está ligada ao meio ambiente.
    O Brasil é um dos países que mais tem florestas e faunas, nós somos privilegiados por viver em um país tão rico em natureza.Mas se não cuidarmos direito de tudo isso vamos perder-la, e teremos sérias complicações no futuro.

    DAMIRES DA SILVA SANTANA 2º ANO A Nº09

    ResponderExcluir
  9. É importante porque a preservação do meio-ambiente está diretamente relacionada a qualidade de vida e a própria sobrevivência do homem,A princípio vale observar que o ar que vc respira depende dele, o ser humano não inventou máquinas para fazer oxigênio ainda,Ainda existe muito a ser estudado sobre plantas, animais, etc, se tudo for destruído deixa-se de aprender muito sobre a aplicação dessas plantas em campos da medicina por exemplo

    Emmanuel Vinícius 2ºC

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. A grande impotancia e por que e o nosso futuro que esta em jogo, temos que tomar atitudes agora e não depois porque o problema existe e é de grande importância para a sobrevivência de todos nos e do nosso planeta.

    HUDSON PIERRE
    2º ano C

    ResponderExcluir
  13. o meio ambiente é super importante na nossa vida..devemos ter isso em mente sempre ...o meio ambiente é nosso futuro garantido..mais muitas pessoas nao dao importancia ....
    acham q o mundo sab se cuidar sozinho mais o q eles nao querem adimitir q o meio ambiente precisa do nosso cuidado do nosso carinho
    o universso esta se acabando a cada dia mais ..por que????
    pela nossa inrresponsabilidade...

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Bom a preservação ambiental é importante porque é dela que vem a nossa sobrevivencia.
    Por isso dizem que tudo que esta acontecendo no mundo é o efeito global.
    Nós estamos destruindo o meio ambiente e sabe como, quando nós jogamos não separamos os lixos qe dão para ser reciclados,até quando nós jogamos um chiclete no chão.
    Rafaela Martins.
    Tem um famoso ditado (quem planta colhe)
    E nós estamos plantando coisas ruins e estamos colhendo coisas ruins.

    ResponderExcluir
  16. o meio ambiente e importante porque e deles que precisamo para sobreviver ...
    eu DEVO PRESERVAR PORQUE AMAMOS TANTO O MEU SEMELHANTE, COMO A MIM MESMO, QUE JAMAIS PERMITIREI QUE ELE VENHA PAGAR O PREÇO PELA MINHA IGNORâNCIA, IRRESPONSABILIDADE E Negligência.E VCS DEVEM PESAR DO MESMO JEITO ...

    ResponderExcluir
  17. É importante a preservação das florestas e rios pois há muitas espécies que correm o risco de entrarem em extinção. Fazemos parte de uma cadeia alimentar , se uma espécie é extinta outras espécies também serão. Logo se poluímos o meio ambiente, destruímos as florestas e matamos todos os animais , também seremos extintos.

    Bruna Nunes Galdino
    1º B

    ResponderExcluir
  18. Através da preservação do meio ambiente teremos um ar menos poluído, belas florestas, menos extinção de animais, isto é, teremos uma população menos problemática, saudável e feliz.


    Evilen Karolayne 2º B

    ResponderExcluir
  19. A preservação ambiental é importante porque é dela que vem a nossa sobrevivencia.
    Por isso dizem que tudo que esta acontecendo no mundo é o efeito global.
    Nós estamos destruindo o meio ambiente,o lugar onde vivemos,e consequentemente sofremos por isso no futuro.

    Moisés Júnior 2ºB

    ResponderExcluir
  20. Igor dutra 2º C
    A preservação ambiental teria menos risco de extinção de varias espécies da fauna e flora do nosso país e do mundo, ao contrario disso nós que sofreremos com o aquecimento globa.

    ResponderExcluir
  21. A preservação ambiental é muito importante, pois atualmente o meio ambiente está muito desfavorecido principalmente na fauna e na flora, e com a preservação ambiental podemos equilibrar e salvar o meio ambiente não só do aquecimento global, mas também de outras consequências causadas pelo ser humano, que vem se alastrando ultimamente.

    Ana Paula 2º ano A

    ResponderExcluir
  22. A real importancia da preservaçao ambiental é que toda a nossa fauna e flora seja preservada de forma rigida e cuidadosa sem que sejam retirados de seus lugares especificos para manter o equilibrio da natureza, assim quem pratica a caça ilegal, desmataçao, pesca proibida, seja punido com multas e até ser preso.

    Gustavo henrique Cardoso 1°C n°30

    ResponderExcluir
  23. A importancia da preservação só não é apenas pela beleza e sim para prevenir que nos prejude pelo fato de acabar acontecendo o aquecimento global e tudo mais. Então quanto mais nós, seres humanos, destriumos, queimamos, desperdiçamos água, é pior para nós mesmo e as futura gerações que virão.. é importante cuidar, preservar, para que não precisemos enfrentar uma tragedia futuramente.
    Brenda Romano 1ºB

    ResponderExcluir
  24. A preservação ambiental é muito importante, pois atualmente o homen está destruindo o meio ambiente, causando assim diversos problemas muito graves, como o aquecimento global causado pelas queimadas ou a destruição das florestas, acabando com o habitat natural de diversos animais. Com a preservação ambiental poderiamos acabar com esses problemas garantindo assim um planeta melhor no futuro.
    Paula Ramos Nº26

    ResponderExcluir
  25. A preservação é um conjunto de medidas que devem ser adotadas por todos, de forma a garantir o futuro do nosso planeta para as novas gerações. Atualmente, a preservação ambiental se torna praticamente obrigatória em todo o mundo, devido às graves conseqüências originadas pela degradação do meio ambiente, sendo a preservação a única maneira de amenizar ou até mesmo acabar com tais conseqüências.
    Amanda Cristina - 1º "B" nº 01

    ResponderExcluir
  26. Para mim, preservar a natureza é muito importante porque é vida,a natureza produz os alimentos e os produtos necessários para a nossa sobrevivência. E fazendo queimadas, poluindo o ar e os rios, só vai prejudicar a nós mesmos, porque é o ar que respiramos, é a agua que nós bebemos, é a nossa vida que estamos prejudicando, e não só as nossas vidas, mas como também a dos animais, das plantas das futuras gerações. E não cuidando da natureza só vai trazer consequências ruins para o nosso planeta.

    Ana Carolina S. Rocha 1°"B" n° 03

    ResponderExcluir
  27. A preservação Ambiental é um conjunto de medidas que devem ser adotadas por todos, de forma a garantir o futuro do nosso planeta para as novas gerações. Atualmente, a preservação ambiental se torna praticamente obrigatória em todo o mundo, devido às graves conseqüências originadas pela degradação do meio ambiente, sendo a preservação a unica maneira de amenizar ou até mesmo acabar com tais conseqüências.

    Aluno: Humberto 1° A

    ResponderExcluir
  28. Acho muito importante pois faz parte da nossa historia e do equilibrio ecologico na terra, mais hoje em dia não estar sendo muito facil concervalas pois na ha leis o sufciente e nem corajosos para cria-las.
    Pedro Prado 1ºB

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. A preservação ambiental é importante não só por nós pois hoje quase não precisamos da natureza mas eu digo pelos seres que tiram seu sustento apenas da floresta e que não fazem a mínima idéia do porque tem suas casas queimadas e filhotes mortos em incêndios quase diários na época de estiagem.Mas nós sabemos que isso só acontece pela ganância humana por dinheiro,o que é o dinheiro senão um pedaço de papel só que a mente de muita gente não alcança este parâmetro de pensamento mas pense bem se o dinheiro não existisse ninguém seria roubado no banco por 100 reais,ou gente tiraria a liberdade e a vida de tantos animais para vende-los e por dinheiro sem ele filhos não matariam pais... entre outras coisas que não vem ao caso,mas só para ressaltar o dinheiro foi uma criação humana mais uma que só causa sofrimento a muitos que nem conhecem esse papel.Maicon 1° C

    ResponderExcluir
  31. Quando preservamos o meio ambiente, preservamos a nós mesmos. Imagine se todas as árvores fossem derrubadas, se todos os animais fossem extintos e se no mundo o verde desaparecesse. Ficaria sem graça e sem cor. É preciso preservamos o meio ambiente para que possamos sobreviver, preserve o que é seu, o que é nosso.
    Lys Laynny 1° A

    ResponderExcluir