domingo, 6 de fevereiro de 2011

Modo de alimentação - 2º Ano


Como se classificam os seres vivos em relação ao seu modo de alimentação?
Dê exemplos.

41 comentários:

  1. Kefne Ferreira 2°A
    Na cadeia alimentar cada um ocupa suas posição, estando no primeiro nível os produtores(seres autotróficos)capazes de sintetizar matéria orgânica a partir de substâncias minerais.Exemplos:algas verdes-azuladas ou azuis, plantas verdes e algumas bactérias...
    Consumidores(seres heterotróficos)são aqueles que obtêm a energia de que precisam de substâncias orgânicas produzidas por outros organismos.Exemplos:Animais em geral e fungos.
    Os decompositores se alimentam de materias mortas.Tem um papel muito importante no ecossistema pois transformam as substâncias orgânicas de que se alimentam em substâncias minerais.Assim as substâncias minerais são utilizadas novamente pelas plantas, dando continuação novamente ao ciclo.
    Exemplos:alguns fungos e bactérias.

    ResponderExcluir
  2. ADVA QUEIROZ 2°C

    Eles podem ser:-autotróficos que produzem o seu próprio alimento pela fotossíntese,exemplo:plantas,algas e bactérias.
    -Heterotróficos:Seres vivos que se alimentam de outros seres vivos,exemplo:Animais em geral.

    ResponderExcluir
  3. AMANDA CAETANO 1ºA

    São classificados em 2 tipos:
    Autotrófos, ou seja: que produz seu proprio alimento. ex:Plantas e Bacterias
    Heterotroficos, ou seja: Sao aqueles seres vivos que se alimentam de outros seres. ex: Todos os Animais

    ResponderExcluir
  4. SARA TEREZA 2°C

    Autótrofos : realizam a sua nutrição por meio da fotossíntese.exemplos:algas,plantas,bacterias
    -Heterótrofos: Os seres vivos, que buscam energia se alimentando de outros seres vivos pois são incapazes de produzir energia sozinhos,exemplos: animais em geral

    ResponderExcluir
  5. Carolina Nunes 2ºA;

    São classificados eles autotrófos e heterotróficos.Os autotrófos são aqueles sere vivos que produzem seus proprios alimentos e os heterotroficos são aqueles seres vivos que se alimentam de outros seres.
    Exemplos de autotrófos são plantas, fungos, bacterias, etc.
    Exemplos de heterotróficos são os animais como o tigre, tubarão, etc.

    ResponderExcluir
  6. dentre eles estão os outotrófos e heterotróficos.
    entre os autotrófos estão as plantas que fabricam seu proprio alimento, e os heterotróficos estão seres vivos que se alimentam de outros seres vivos

    Francinaldo 2ºC

    ResponderExcluir
  7. O sistema de
    classificação dos seres vivos,
    de acordo com Carl Linnaeus ,
    há cinco reinos de seres vivo são eles:
    Monera,
    Protista,
    Fungi,
    Plantae,
    Animalia.


    No passado, todas as coisas vivas compunham duas categorias, a saber, as plantas e os animais. Organismos que permaneceram estacionários foram categorizados de acordo com as plantas. Pelo contrário, os animais englobaram todos os seres vivos que tinha a habilidade de se mover.

    Alexandre Leal
    2ºano A

    ResponderExcluir
  8. FAVOR DESCONSIDERAR MEU COMENTÁRIO ACIMA, ME EQUIVOQUEI NA RESPOSTA PELO TEMA DA AULA.
    SEGUE EM SEGUIDA NOVO COMENTÁRIO.
    AGRADEÇO A COMPREENSÃO. ALEXANDRE LEAL 2ºANO A

    ResponderExcluir
  9. os seres vivos de um ecossistema podem ser divididos em autótrofos e heterótrofos. A maioria dos seres autótrofos (algas, plantas e certas bactérias) faz fotossíntese, captando energia luminosa do Sol e utilizando-a na fabricação de matéria orgânica. Existem, ainda, alguns poucos seres autótrofos que fazem quimiossíntese, como, por exemplo, certas bactérias, e obtêm energia para a vida através de reações químicas inorgânicas. Os animais, fungos, protozoários e a maioria das bactérias são heterótrofos, isto é, necessitam obter substâncias orgânicas (alimento) a partir de outros seres vivos ou de seus produtos. Os seres autótrofos fotossintetizantes, além de produzirem praticamente todo o alimento consumido pelos heterótrofos, liberam oxigênio (O2) no ambiente. Esse gás é utilizado na respiração pelos animais, pelas próprias plantas e por muitos microorganismos.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. João Paulo 2º C


    Existem seres que são capazes de produzir seus próprios alimentos. São chamados de seres autotróficos. (Plantas: Toda planta faz fotossíntese, um processo de produção de alimentos que ocorre na natureza em presença da energia solar.)
    Os animais, ao contrário das plantas, não produzem os seus alimentos. Por isso são chamados de seres heterotróficos. Alguns só comem plantas (folhas, sementes, etc); são chamados os animais herbívoros. Outros só comem carne; são os carnívoros. Outros ainda nutrem-se de plantas e de outros animais; são os onívoros.

    ResponderExcluir
  12. AISLA CAAL 2° C

    - São classificados em dois tipos:
    Autotróficos(que estão nas plantas) que produzem o seu próprio alimento pela fotossíntese,exemplo: Plantas,algas e bactérias.
    -Heterotróficos: (estão nos seres vivos) Seres vivos que se alimentam de outros seres vivos. Exemplo:Animais em geral.

    ResponderExcluir
  13. Além da característica de que os seres vivos são formados de células, existem outros aspectos que devem ser considerados, uma vez que se verificam somente entre eles. Os seres vivos, por exemplo, necessitam de alimento, passam por um ciclo de vida e são capazes de se reproduzir.
    Os seres vivos necessitam de alimento.
    Uma pedra não precisa de nutrientes para se manter, ao contrário do que ocorre entre os seres vivos. É por meio dos alimentos que os seres vivos adquirem a matéria-prima para o crescimento, a renovação de células e a reprodução. São os alimentos também que fornecem a energia necessária para s realização de todas as atividades executadas pelo organismo. As plantas produzem seu próprio alimento.
    Existem seres que são capazes de produzir seus próprios alimentos. Por isso são chamados de seres autotróficos. É o caso das plantas.Toda planta faz fotossíntese, um processo de produção de alimentos que ocorre na natureza em presença da energia solar. Para realizar a fotossíntese é necessário que a planta tenha clorofila, um pigmento verde que absorve a energia solar; a planta necessita também de água e de sais minerais, que normalmente as raízes retiram do solo, e ainda de gás carbônico(CO2) do ar atmosférico, que penetra na planta através das folhas. A glicose é um dos produtos da fotossíntese. Outro produto é o gás oxigênio, que a planta libera para o ambiente. Com a glicose a planta fabrica outras substâncias, como o amido e a sacarose. O amido é encontrado, por exemplo, na “massinha branca” da batata e do feijão. A sacarose é o açúcar que costumamos usar para adoçar, por exemplo, o café e os sucos; ela é encontrada naturalmente da cana-de-açúcar.A planta, dessa forma, se alimenta dos nutrientes que ela própria fabrica, a partir de energia luminosa, da água e do gás carbônico, obtido do ambiente em que vive.Os sais minerais são indispensáveis para a ocorrência de inúmeros fenômenos que acontecem nos seres vivos. Os sais de magnésio, por exemplo, são necessários para a produção das clorofilas, uma vez que participam da constituição desses pigmentos. E, sem clorofila, a planta fica incapacitada para a realização da fotossíntese.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. A posição que cada um ocupa na cadeia alimentar é um nível hierárquico que os classifica entre produtores (como as plantas), consumidores (como os animais) e decompositores (fungos e bactérias).

    Exemplos:Folha de uma planta-> gafanhoto-> ave-> jaguatirica-> decompositores-> insetos alados-> cobra-> aves-> capim-> coelho->

    ResponderExcluir
  16. ANA PAULA 2ºA

    Em função do modo de alimentação, os seres vivos se classificam como:
    AUTÓTROFOS(PRODUTORES); sintetizam matéria orgânica a partir de substâncias minerais e fixam a energia luminosa sob a forma de energia química. Ex: plantas, algas e algumas bactérias.

    HETERÓTROFOS(CONSUMIDORES); obtêm a energia de que precisam de substâncias orgânicas produzidas por outros organismos.
    Ex: animais em geral.

    ResponderExcluir
  17. EMERSON VITAL 2ºC

    De acordo com sua alimentação, podem ser classificados em:

    Autótrofos: são os seres vivos que realizam a sua nutrição por meio da fotossíntese, ou seja, que produzem seu próprio alimento. Exemplos: as plantas e as algas.

    Heterótrofos: são os seres vivos, que buscam energia se alimentando de outros seres vivos, pois são incapazes de produzir energia sozinhos. Exemplos: todos os animais.

    ResponderExcluir
  18. ANNIE CAROLINE 2°C

    Podem ser:-AUTÓTROFOS que produzem o seu próprio alimento. Ex: plantas, algas e algumas bactérias.
    HETERÓTROFOS que obtêm a energia de que precisam de substâncias orgânicas produzidas por outros organismos.
    Ex: animais em geral.

    ResponderExcluir
  19. Heterotrofismo: São ser vivo que não possui a capacidade de produzir o seu alimento.
    EX: todos os animais, a maior parte dos protistas (ou protoctistas) (exceto algumas algas), a maioria dos fungos e algumas plantas.
    Autotrofismo: É o ser vico que tem capacidade de fabricar seu próprio alimento.
    EX: Estão entre eles bactérias (Cyanobacteria), protistas (algas), e plantas.

    Rafael Adriano 2º "A"

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. São classificados em : autotrófos e heterotróficos.Os autotrófos São os seres vivos capazes de produzir seus próprios alimentos . Os heterotroficos são aqueles seres vivos que se alimentam de outros seres vivos.
    Exemplos de autotrófos : plantas, algas, alguns protozoários etc .
    Exemplos de heterotróficos : peixe , leão , tigre , etc .

    Milca Isabele , 2° A

    ResponderExcluir
  22. São classificados como.
    Seres Autótrofos: São os seres que produzem o seu próprio alimento, sem depender de outro ser para se alimentar Exemplos:Plantas e bactérias

    Já os seres Heterotróficos são os seres vivos que ao contrário dos Autótrofos se alimentam e dependem de outros seres vivos Exemplo: Animais e nós seres humanos.

    Maiara Costenaro N'15 2 ano A

    ResponderExcluir
  23. Em relação ao modo de alimentação, os seres vivos podem ser classificados como Autótrofos ou Heterótrofos. Os autótrofos são capazes de produzir o seu próprio alimento a partir da fotossíntese ou quimiossíntese. Ex: vegetais. Os heterótrofos são incapazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, dependem de outros seres para se alimentarem Ex: Seres Humanos.

    DAMIRES DA SILVA SANTANA 2º ANO "A"

    ResponderExcluir
  24. Classificam-se como autótrofos e heterótrofos.
    Os seres autótrofos realizam a fotossíntese, e por isso são capazes de produzir seu próprio alimento.
    EX: ALGAS E PLANTAS.
    Os seres heterótrofos não realizam fotossíntese, logo não produzem seu próprio alimento e necessitam obtê-los por outros meios.
    EX: SERES HUMANOS.

    ANA CAMILA MATEUS 2° ANO "A"

    ResponderExcluir
  25. ALINE REGINA 2ºA

    Os seres vivos são divididos ou classificados em:
    Heterótrofos: não produzem sua própria energia, ou seja, seu próprio alimento, se alimentando de outros organismos.EX: os animais.

    Autótrofos: que produzem sua própria energia através da fotossíntese.EX: as plantas e algas.

    ResponderExcluir
  26. MARIANA RODRIGUES 2ºC

    Em relação ao seu modo de alimentação, os seres vivos podem ser classificados em:

    Heterótrofos: que não produzem seu próprio alimento,sendo assim, dependem de outros organismos para se alimentarem.EX: os animais.

    Autótrofos: que produzem seu próprio alimento através da fotossíntese.EX: as plantas.

    ResponderExcluir
  27. Podemos dar duas definições de cadeia alimentar, uma em relação aos seres vivos e outra em função da energia envolvida no processo. Podemos dizer então que:
    1) cadeia alimentar é uma seqüência de seres vivos, na qual uns comem aqueles que os precedem na cadeia, antes de serem comidos por aqueles que o seguem;
    2) cadeia alimentar é o sistema de transferência de energia dos produtores, representados pelos vegetais fotossintetizantes, através de uma série de organismos em estágios de comer e serem comidos.
    O processo se inicia com os seres autótrofos, ou seja, aqueles capazes de produzir seu próprio alimento. São esses seres as algas unicelulares e os vegetais mais desenvolvidos. Em seguida, vem os seres vivos que se alimentam desses produtores, pequenos animais herbívoros, que denominaremos consumidores primários, que pertencem ao nível trófico secundário.
    Os animais de maior porte, que não mais se alimentam de vegetais: são os consumidores secundários, que pertencem ao nível trófico terciário.
    Depois, temos os animais de grande porte, que se alimentam de animais de pequeno e médio porte, que denominaremos consumidores terciários, que pertencem ao nível trófico quaternário.
    A posição que cada um ocupa na cadeia alimentar é um nível hierárquico que os classifica entre produtores (como as plantas), consumidores (como os animais) e decompositores (fungos e bactérias). Cada organismo se alimenta de mais de um tipo de animais ou plantas, as relações alimentares (também conhecidas por relações tróficas) tornam-se mais complexas, dando origem a redes ou teias alimentares, em que as diferentes cadeias alimentares se inter-relacionam.

    Layane Ferreira 2ºA

    ResponderExcluir
  28. no modo de alimentaçao os seres vivos podem ser:
    autótrofos:produzem seu próprio alimento a partir da fotossíntese.ex:reino plantae.
    heterótrofos:se alimentam de outros organismos vivos.ex:reino animalia.
    hallisson santana 2ºA

    ResponderExcluir
  29. A cadeia alimentar ou trófica é uma sequência de seres vivos/populações que se alimentam uns dos outros.
    exs:

    Ciclo Terrestre:

    Folha de uma planta→ gafanhoto→ ave→ jaguatirica→ decompositores→ insetos alados→ cobra→ aves→ capim→ coelho→ raposa→ onça→

    Ciclo Aquático:

    algas→ caramujos, insetos alados→ larvas, peixes→ mamíferos, aves aquáticas→ decompositores, Insetos alados→ larvas

    ResponderExcluir
  30. Moisés Júnior 2ºB


    Autótrofos: são os seres vivos que realizam a sua nutrição por meio da fotossíntese, ou seja, que produzem seu próprio alimento. Exemplos: as plantas e as algas.

    Heterótrofos: são os seres vivos, que buscam energia se alimentando de outros seres vivos, pois são incapazes de produzir energia sozinhos. Exemplos: todos os animais.

    ResponderExcluir
  31. Raylanne Amaral 2°B


    Autótrofos: são seres capazes de originar seu próprio alimento a partir de material inorgânico, por meio de fotossíntese ou quimiossíntese. Exemplos: bacterias e plantas.

    Heterótrofos: são conhecidos como consumidores, ou seja, não são capazes de produzir seu proprio alimento é o caso dos animais em geral como os seres humanos.

    ResponderExcluir
  32. Evilen Karolayne 2ºB

    Autótrofos: são seres que produzem seu próprio alimento. Ex.: Plantas e Algas

    Heterótrofos: são seres que não produzem seu próprio alimento e o buscam em outros seres vivos. Ex.: Animais em geral e nós seres humanos

    ResponderExcluir
  33. 2ºB ;*
    Os seres vivos de um ecossistema podem ser divididos em autótrofos e heterótrofos. A maioria dos seres autótrofos (algas, plantas e certas bactérias) faz fotossíntese, captando energia luminosa do Sol e utilizando-a na fabricação de matéria orgânica. Existem, ainda, alguns poucos seres autótrofos que fazem quimiossíntese, como, por exemplo, certas bactérias, e obtêm energia para a vida através de reações químicas inorgânicas. Os animais, fungos, protozoários e a maioria das bactérias são heterótrofos, isto é, necessitam obter substâncias orgânicas (alimento) a partir de outros seres vivos ou de seus produtos. Os seres autótrofos fotossintetizantes, além de produzirem praticamente todo o alimento consumido pelos heterótrofos, liberam oxigênio (O2) no ambiente. Esse gás é utilizado na respiração pelos animais, pelas próprias plantas e por muitos microorganismos.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Aluno:. Uállace R.
    2°b/médio


    Os seres vivos , possuem cadeia alimentar , pois é o modo de adquirirem energia , matéria óssea e outros , o modo de que se alimentar varia das espécies , uns alimentam de carne , outros de ervas , plantas e etc... , mesmo sendo diferente , eles possuem células , tem sistema de metabolismo e alguns de raciocínio , mais nem por isso deixam de ser Seres Vivos !

    ResponderExcluir
  36. 2ano B

    Heterótrofos: que não produzem seu próprio alimento dependem de outros seres para se alimenta.EX: Todos os animais.

    Autotróficos que produzem o seu próprio alimento pela fotossíntese. Ex: Plantas

    ResponderExcluir
  37. "2ºB"
    Existem seres que são capazes de produzir seus próprios alimentos. Por isso são chamados de seres autotróficos. É o caso das plantas.

    Os animais, ao contrário das plantas, não produzem os seus alimentos. Por isso são chamados de seres heterotróficos.
    Alguns só comem plantas (folhas, sementes, etc); são chamados os animais herbívoros. Outros só comem carne; são os carnívoros. Outros ainda nutrem-se de plantas e de outros animais; são os onívoros.

    ResponderExcluir
  38. Hudson pierre 2ºano C

    -Heterótrofos: Os seres vivos, que buscam energia se alimentando de outros seres vivos pois são incapazes de produzir energia sozinhos,exemplos: animais em geral.

    Autótrofos : realizam a sua nutrição por meio da otossíntese.
    exemplos:algas,plantas,bacterias

    ResponderExcluir
  39. Brenda Ulchôa 2 B
    Autótrofos : realizam a sua nutrição por meio da fotossíntese.exemplos:algas,plantas,bacterias
    -Heterótrofos: Os seres vivos, que buscam energia se alimentando de outros seres vivos pois são incapazes de produzir energia sozinhos,exemplos: animais em geral

    ResponderExcluir
  40. guilermo poester 2B
    podem ser classificados em:
    Autotrofos:seres vivos capazes de produzir seu próprio alimento,por exemplo as plantas e os fungos.
    Heterotrófos:São os seres que se alimentam de outros seres.Por exemplo o ser humano

    ResponderExcluir
  41. Na cadeia alimentar cada um ocupa suas posição, estando no primeiro nível os produtores(seres autotróficos)capazes de sintetizar matéria orgânica a partir de substâncias minerais,eles podem ser:-autotróficos que produzem o seu próprio alimento pela fotossíntese,exemplo:plantas,algas e bactérias.
    -Heterotróficos:Seres vivos que se alimentam de outros seres vivos,exemplo:animais no modo geral !

    Emmanuel Vinícius 08 2ºC

    ResponderExcluir